Aproveitando o tempo livre achei interessante abordar nessa primeira postagem um assunto em comum com a maioria dos herpetólogos, que são as experiências de campo.
Não sou a pessoa mais experiente neste segmento, visto que o tempo que já passei em campo não foi muito, contudo irei passar algumas de minhas experiências, e no final irei postara alguns links e contatos úteis caso queiram adquirir algum desses materiais.
Calçados
A escolha de um bom calçado para o campo é essencial para o bom aproveitamento do mesmo, contudo isso irá depender, e muito, de diversos fatores. Tais como:
- Bioma onde o campo irá ocorrer
- Distância diária a ser percorrida
- Grupo amostral de interesse
Pude testar três tipos diferentes de calçados na expedições ao qual participei, e serão estes que abordarei nesse post.
Galocha

As botas de galocha se comportam muito bem no contato com a água. além de serem impermeáveis, são de borracha, ou seja, secam com estrema rapidez. São uma boa pedida pra quem vai ter grande contato com água em seu campo, como brejos e igarapés.
Prós:
- Impermeáveis
- Secam com rapidez
- Baixo custo
- Proteção contra acidentes ofídicos (apenas as galochas de cano alto)
Contra:
- Desconfortável para caminhadas de longa distância
- Solado bem fino, não protegendo o pé contra espinhos maiores
- Em contato com o sol, esquenta consideravelmente, deixando uma sensação bem desagradável
Botas de Couro

As botas de couro são bastante apropriadas para situações onde a água não ultrapasse o nível da bota e para caminhadas mais longas.
Prós
- Calçado confortável, muito bom para caminhadas longas
- Solado reforçado, protegendo o pé de espinhos
- Proteção contra animais peçonhentos
- Não esquenta com facilidade quando exposta ao sol
- Resistente a água (quando submersa a água demora bastante para começar a entrar)
Contra:
- Não seca tão rápido quanto a galocha
- Preço mais elevado (mas ainda assim bem acessível)
Bota EPI

Recentemente li no blog Tocandira sobre botas EPI para uso mateiro e resolvi testar a ideia. Após passar por diversas situações de desgaste a bota aguentou firme e ainda mostrou-se muito confortável.
Prós:
- Muito confortável, ideal para andar longas distâncias
- Alta durabilidade
- Não esquenta com o sol
- Após submersa, não apresentou excesso de peso
Contra:
- Custo mais elevado (pouco menos do que a bota de couro)
- Pouco resistente a água
- Tem de ser utilizada com uma perneira
- Demora bastante para secar
Acessório
Diversos acessórios são muito importantes para deixar o campo mais agradável e prático. Irei exemplificar apenas com alguns destes itens, pois imagino que muitos destes sejam de gosto pessoal e não cabe a mim dizer qual é o melhor ou pior.
Gancho

Os ganchos herpetológicos, mesmo para aqueles que não vão para o campo com objetivo de coletar serpentes, são muito interessantes pois fornecem um meio seguro para vasculhar a serapilheira, troncos caídos, tocas e afins. Além disso, servem como bastões de caminhada.
Lembrando que tem uma certa diversidade em modelos de ganchos pinções e afins, e não existe um melhor, o correto é pesquisar e ver qual melhor se adéqua as suas necessidades.
Lembrando que tem uma certa diversidade em modelos de ganchos pinções e afins, e não existe um melhor, o correto é pesquisar e ver qual melhor se adéqua as suas necessidades.
Mochilas

Eu considero importante o uso de duas mochilas diferentes. Uma de viagem, ao qual deve ser possível o trajeto dele por distâncias razoáveis, pois nunca se sabe quanto terá de andar até chegar ao seu acampamento.
A outra mochila arremete ao dia a dia no campo, ao qual terá de levar seu material particular a todas suas coletas (Maquina fotográfica, Caderno de anotações, capa de chuva e afins). Recentemente adquiri uma mochila modelo estanque, da marca montana, e achei muito boa para este uso, pois deixa meus equipamentos impermeabilizados e é consideravelmente confortável de levar.
Cantil
O cantil (ou qualquer que seja o recipiente onde você irá armazenar água) é essencial no campo. Costumo fazer o cálculo de 1 litro de água para cada três horas que ficarei dentro da mata (isso pode variar com o clima e o esforço). Além disso, não se pode esquecer de levar algum meio para purificar a água caso for beber de alguma fonte natural (igarapé, rios, lagos e etc...). Quer seja fervendo ou por meios químicos, a purificação da água é essencial.
Cutelaria

A escolha das facas que serão levadas ao campo é muito pessoal, porém, vou deixar qual modelo acabei aderindo.
Nos meus materiais sempre levo o canivete multi função clássico, ao qual fornece diversas ferramentas que poderão ser uteis no seu dia-a-dia, como tesoura, abridor de lata e laminas menores. O segundo item é uma faca pequena da guepardo, modelo fish, com 20 cm totais. Esta faca tem como objetivo trabalhos mais robustos em que o canivete não pode dar conta como entalhes em madeira ou para descascar alguma fruta, visto que no canivete o sulco da fruta poderia ficar encrustado e dificultar a limpeza. Por fim, optei pelo uso do famoso facão, bem útil para abrir picadas, limpar trilhas, caso alguma árvore tenha caído, ou qualquer que seja o serviço mais pesado.
Orientação
Para aqueles que vão para o mato frequentemente é essencial o uso de aparelhos de navegação. O GPS, atualmente é o melhor equipamento ao qual dificilmente irá te deixar na mão (caso ele esteja funcionando, e em boas condições). O Garmim Etrex 20 parece ser uma boa pedida, por não se tratar de um gps tão caro (média de preço +- R$700) perto dos outros modelos (R$ + 1500) e que apresenta uma interface e uma sensividade muito bacana.
Além disso o uso de um utensílio extra, caso seu GPS dê problema também é bem importante. Uma bússola pode auxiliar bastante, além de não se perder no mato, para seguir em linhas retar por grandes distâncias, muito boa para instalação de Armadilhas de interceptação e queda (Pitfalls).
Bom pessoal, por hoje é isso, espero que as dicas tenham sido úteis.
Sugestões ou perguntas ? fiquem a vontade para deixar nos comentários...
Att
Diego G. Cavalheri
Contatos Úteis:
Arco e Flecha (Diversos equipamentos de camping em geral)
Militar Brasil (Equipamentos e vestimentas)
Antonio Bordignon (Botas de Couro e Ganchos Herpetológicos)
Parana Pesca (GPS mais em conta que encontrei)
Nenhum comentário:
Postar um comentário